sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MEU TIO MATOU UM CARA e outras histórias

A notícia estourou como uma bomba: "meu tio matou um cara!". É o que Duca, adolescente de classe média, conta no colégio para seus dois melhores amigos, Kid e Isa, por quem é apaixonado e quem, por sua vez, é apaixonada por Kid.

No rebuliço familiar, os três jovens se envolvem nas peripécias que o fato patético desencadeia, acabam formando um triângulo amoroso paralelo a outro triângulo, investigando os segredos do crime e descobrindo as dores e as delícias dos primeiros amores.

Em outro conto do livro, Beth só quer ir celebrar o Ano Novo, mas acaba morrendo e tomando parte no julgamento do Juízo Final, quando os humanos têm de dar explicações.

Livro disponível na biblioteca.

EU, CHRISTIANE F. 13 ANOS, DROGADA, PROSTITUÍDA...

Christiane F., nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 20 d maio de 1962. Ficou famosa ao dar depoimento de sua vida aos jornalistas na ocasião de seu julgamento por uso de drogas. 

Quando, no início de 1978, encontramos Christiane F. — então com 15 anos —, ela depunha como testemunha num tribunal de Berlim.

Este livro nasceu da gravação desse depoimento de Christiane F., o qual narra a história de três adolescentes que se prostituíam numa estação de metrô para poder comprar drogas.

Como quase todos os viciados em drogas, desejava romper o silêncio opressivo que cerca a questão dos tóxicos entre os adolescentes.
Todos os sobreviventes da “turma”, bem como seus pais, apoiaram nosso projeto e concordaram, para reforçar a autenticidade deste documento, com a publicação de nomes e fotografias. Das famílias, porém, não citamos os sobrenomes.
Disponível na Biblioteca.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Guiness World Records

Reunindo as mais espetaculares façanhas humanas, as novidades da edição 2009 do Guinness World Records começam pelo projeto gráfico que pela primeira vez foi desenvolvido com imagens em 3-D (os óculos apropriados para a leitura em três dimensões, acompanham o livro), e por quatro páginas exclusivamente dedicadas aos recordes brasileiros.

O Guinness World Records é um livro para toda a família. Nenhuma outra empresa coleciona, confirma, reconhece e apresenta dados de recordes mundiais com o mesmo investimento em capacidade e autenticidade.
Disponível na Biblioteca.

Um Conto de Fim de Mundo - Prostituição Infantil

A fome e a miséria fizeram com que Maria José, 10 anos, fosse entregue pelo pai aos prostíbulos dos garimpos de Rondônia. Junto com ela chegaram mais sete meninas.

Dor, humilhação e uma gravidez alimentam a escolha pela morte.

O livro traz também uma entrevista verídica com uma ex-prostituta, encarte com atividades e sugestões de leitura.


Disponível na biblioteca.

ISAAC NEWTON E SUA MAÇÃ

Isaac Newton viveu há trezentos anos e vai ser famoso de morrer até o fim dos tempos. Mas por quê? Todos sabem que um dia ele se sentou à sombra de uma macieira e levou uma maçãzada na cabeça, o que o levou a descobrir a lei da gravidade.

Só que a história é mais comprida e muito, mas muito mais interessante. Poucos sabem, por exemplo, que Isaac foi o último da classe.

Logo nas primeiras páginas, o autor relaciona algumas coisas que contará sobre o grande sábio: "Por que ele enfiava coisas embaixo do globo ocular e quase ficou cego; como ele conseguiu decompor a luz; como ele inventou todo um novo sistema matemático; por que ele sempre queria guardar para si suas brilhantes descobertas; por que ele queria tocar fogo na mãe (dele); por que a Igreja o odiava; por que os falsários o odiavam; por que, na verdade, quase todo mundo o odiava; por que newtons demais matariam você; por que ele quase foi parar na forca; de quem era o nariz que ele esfregou na parede de uma igreja, e como ele conseguiu, acima de tudo, ser tão inteligente".

Livro muito bom.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Armando A Barraca

Coisas que Todo Mundo quer Saber Sobre o Piu-piu, o Pinto, o Pênis.

Voltado para adolescentes, fala sem rodeios sobre o tamanho do pênis, masturbação, sexo, camisinha e outras dúvidas comuns da puberdade.

Vá na biblioteca pegar emprestado.


Mais Coisas que Toda Garota Deve Saber

Um manual para a garota que já sai com os amigos, vai passar alguns dias na casa da amiga ou viajar sem os pais.


É natural ficar em dúvida numa situação inesperada, e na adolescência essas dúvidas podem assumir proporções dramáticas.

Este livro vai dar dicas e toques, com muito humor, para lhe ajudar a sair dessas situações com classe e naturalidade.

Pegue emprestado na biblioteca.

A Corrente da Vida

Raquel tem um grande amigo, Nel, que, inexplicavelmente, começa a faltar à escola. Insiste em saber o que está acontecendo com ele. Junto com um amigo comum, Marcelo, vai visitá-lo. A família do amigo age estranhamente.

Raquel é uma adolescente que vive uma experiência dolorosa: seu amigo, Nel, é portador do vírus do HIV, portanto, pode vir a desenvolver uma doença mortal, a AIDS.

Vá na biblioteca pegar emprestado.

Coisas que Todo Garoto Deve Saber Sobre Garotas

Antes você achava as garotas umas chatas e agora pensa nelas o tempo todo?

Você começa a gaguejar e fica vermelho quando vai falar com a garota dos seus sonhos?

Este livro vai dar dicas sobre os vários tipos de garota que andam por aí e como conquistá-las.

Tem também vários toques que vão fazer sua cabeça: acne, ciúme, paquera, música, romantismo etc.

Pegue emprestado na biblioteca da escola.

As Crônicas de Nárnia

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro?

As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.
O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis.

Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

Esse já tem na biblioteca.

Coisas que Toda Garota Deve Saber

Com um texto bem-humorado e ilustrações divertidas, feitas pela própria autora.

O livro traz informações sobre todos os temas que preocupam as garotas durante a adolescência - menstruação, drogas, espinhas, cabelos, corpo, moda, comportamento, garotos...

Vá na biblioteca pegar emprestado.

Coisas que Todo Garoto Deve Saber

Manual para familiarizar garotos adolescentes com os códigos da vida adulta.

O autor inclui aí boas maneiras, descoberta da sexualidade, alimentação, comunicação e muitos outros itens.

Pegue esse livro na biblioteca emprestado.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lampião - Era o cavalo do Tempo atrás da Besta da Vida

História em quadrinhos que narra os últimos dias da vida do mais célebre cangaceiro que o Nordeste brasileiro conheceu: Vigulino Ferreira, o Lampião.

Em uma história aventurosa e narrada de forma muito ágil, Klévisson nos mostra um pouco do modo de vida e dos costumes das populações sertanejas.

Vencedor do prêmio HQ Mix de melhor grafic novel de 1998.

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma em quadrinhos

Escrito por Lima Barreto em 1911, Triste fim de Policarpo Quaresma é uma brilhante sátira aos ideais positivistas e nacionalistas que nortearam a Primeira República.

A história narra as desventuras de Policarpo Quaresma, personagem que encarna melhor que qualquer outro em nossa literatura o credo ufanista e suas desilusões.

Conheça esse clássico da literatura brasileira transformada em quadrinhos.

Vá na biblioteca pegar emprestado.

Diário da Julieta - As histórias mais secretas da Menina Maluquinha

O livro traz uma coletânea de quinze histórias em quadrinhos, todas comentadas pela própria Menina Maluquinha nas páginas de seu diário.

Assim, dá para saber como foi que Julieta ganhou seu primeiro sutiã; decidiu trocar seu gato Romeu; quis fazer uma tatuagem e quando resolveu dar aulas de dança para a amiga Carolina, entre muitas outras.

Com o Diário da Julieta, é possível descobrir tim-tim por tim-tim o que ela andou pensando e sentindo durante as suas aventuras sempre na companhia da Turma do Menino Maluquinho, criada pelo escritor e cartunista Ziraldo.

Essa história divertida jé está na biblioteca. Pegue emprestado e divirta-se.

Na Prisão

Para os brasileiros, a primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em um presídio é a de dezenas de descamisados enfurnados em uma jaula de poucos metros quadrados.

Nada mais diferente do cenário que encontramos em Na Prisão, um mangá que mostra os bastidores do sistema carcerário japonês.

Trata-se de um relato autobiográfico de Kazuichi Hanawa, criador de mangás que foi preso por porte ilegal de armas em 1994.

E o que era uma mera excentricidade (Hanawa tomou gosto por armamentos de forma um tanto infantil, lendo mangás de guerra) terminou por lhe custar três anos na prisão.

Vá na biblioteca e se divirta com essa história em quadrinhos.

O Curioso caso de Benjamin Button

Esta é a peculiar saga de um homem que "nasceu" com 70 anos e misteriosamente envelhece ao contrário.

Esta fantástica adaptação em quadrinhos ilustra as diversas aventuras de Benjamin Button: ele se apaixona, tem uma família e cria um negócio de sucesso.

Em seus últimos anos, ele vai à guerra e depois à Universidade de Harvard.

Ao envelhecer, ele fica igual a um bebê recém nascido e volta aos cuidados do berço.
Vá na biblioteca e pegue emprestado.

domingo, 7 de agosto de 2011

Dificuldades de Leitura

A dificuldade em se ler um texto tem colocado os alunos das escolas brasileiras nos últimos lugares no rancking dos estudantes que fazem a famosa Avaliação de Alunos denominada PISA (siga em inglês). 

Essa Avaliação, dentre outras habilidades, averigua também a capacidade que os alunos tem de ler, compreender um texto e localizar informações. O retrospecto das Avaliações dos alunos brasileiros não é algo que merece elogios, no entanto estamos melhorando o desempenho.

No ano 2000, os alunos brasileiros amargaram o último lugar. Em 2006, dos 56 participantes, a posição brasileira foi a 48ª.

A ótima posição da Finlândia, país que ganhou o PISA 21 vezes, é merecida pois em dados estatísticos os finlandeses leem 21 livros em média por ano. Por outro lado os brasileiros leem em média apenas 4,7 livros por ano.

Leia a reportagem na íntegra. Segue o link abaixo.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI192851-15228,00-POR+QUE+NINGUEM+LE+DIREITO+NO+BRASIL.html